Qual é a definição de teologia?

A palavra "teologia" vem de duas palavras gregas que significam o teologia cristã é simplesmente uma tentativa de compreender Deus como Ele é revelado na Bíblia "o estudo de Deus.". Nenhuma teologia jamais explicará completamente Deus e Seus caminhos porque Deus é infinitamente e eternamente mais elevado do que nós. Portanto, qualquer tentativa de descrevê-Lo ficará aquém ( Romanos 11: 33-36 ). No entanto, Deus quer que o conheçamos na medida em que somos capazes, ea teologia é a arte ea ciência de saber o que podemos conhecer e compreender sobre Deus de uma maneira organizada e compreensível. Algumas pessoas tentam evitar a teologia porque acreditam que ela é divisiva. Bem compreendida, porém, a teologia está se unindo. Adequada, a teologia bíblica é uma coisa boa; é o ensino da Palavra de Deus ( 2 Timóteo 3: 16-17 ). 



O estudo da teologia, então, não é nada mais do que cavar na Palavra de Deus para descobrir o que Ele revelou sobre Si mesmo. Quando fazemos isso, nós o conhecemos como Criador de todas as coisas, Sustentador de todas as coisas e Juiz de todas as coisas. Ele é o Alfa eo Ômega, o princípio eo fim de todas as coisas. Quando Moisés perguntou quem estava enviando a Faraó, Deus respondeu: "EU SOU O QUE EU SOU" ( Êxodo 3:14 ). O nome EU SOU indica personalidade. Deus tem um nome, assim como Ele deu nomes aos outros. O nome EU SO significa uma personalidade livre, determinada e auto-suficiente. Deus não é uma força etérea ou uma energia cósmica. Ele é o Ser onipotente, auto-existente, auto-determinante, com uma mente e uma vontade - o Deus "pessoal" que se revelou à humanidade através de Sua Palavra e através de Seu Filho, Jesus Cristo. 

Estudar teologia é conhecer Deus para que possamos glorificá-Lo através de nosso amor e obediência. Observe a progressão aqui: devemos conhecê-Lo antes que possamos amá-Lo, e devemos amá-Lo antes que possamos desejar obedecê-Lo. Como um subproduto, nossas vidas são imensamente enriquecidas pelo conforto e esperança que Ele concede àqueles que o conhecem, amam e obedecem. A má teologia e uma compreensão superficial e imprecisa de Deus só piorarão nossa vida em vez de trazer o conforto e a esperança que desejamos. Conhecer Deus é crucial. Somos cruéis com nós mesmos se tentarmos viver neste mundo sem conhecer Deus. O mundo é um lugar doloroso, ea vida nele é decepcionante e desagradável. Rejeite a teologia e você se condenará à vida sem senso de direção. Sem teologia, desperdiçamos nossas vidas e perdemos nossas almas. 

Todos os cristãos devem ser consumidos pela teologia - o estudo intenso e pessoal de Deus - a fim de conhecer, amar e obedecer àquele com quem alegremente passaremos a eternidade. 



Clique aqui e Saiba mais sobre teologia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário